Quando falamos sobre adoração...

Postado em 27/09/2019, Ministro de Música Renan Guedes Hart

Algumas coisas passam pelas nossas cabeças: música, culto, cantar, ver amigos... Mas, adoração é muito mais que isso, adoração se faz com vida, com o coração. Adoração depende da nossa ação. Uma das ações que envolvem a adoração é o serviço. Adoramos quando servimos a Deus e nossos irmãos. Donald Hustad escreveu: “O serviço de adoração é um ensaio para a vida eterna de adoração.” Devemos lembrar que o objetivo principal de nosso culto é o de servir. É entregar a Deus louvor sincero, é confessar nossos pecados e pesares, é agradecer pelo que Ele tem feito, e suplicar – pedir a Deus força. Outro sentido para adoração é o de se prostrar diante de Deus. (Gênesis 17.3; Êxodo 34.8); no grego (Proskuneõ), significa “fazer mesura, reverência”. Em Êxodo 20.5a (NVI) lemos: “Não te prostrarás diante deles nem lhes prestarás culto, porque eu, o Senhor teu Deus, sou Deus zeloso.” Portanto aprendemos que adoração é exclusivamente prestada a Deus (Apocalipse 22.8 e 9).

Adoração é algo sublime! “Quando contemplo os teus céus, obra dos teus dedos, a lua e as estrelas que ali firmaste pergunto: que é o homem, para que com ele te importes?” (Salmo 8.3 e 4). Quando temos a consciência de quem realmente é o Deus que adoramos, e podemos reconhecer a Sua grandeza e poder, temos condições de adorar a Ele. Esse Deus que “determina o número de estrelas e chama cada uma pelo nome” (Salmo 147.4) é o mesmo Deus que cuida de cada um de nós e conhece o nosso coração (Salmo 44.21; 139). Esse é realmente o único Deus digno de toda honra e glória. O mesmo Deus que sustenta o universo é o Deus que se preocupa e cuida de nós.

Mesmo que adorar a Deus seja um mandamento (Êxodo 20.5), precisamos deixar claro que não significa que Deus depende da nossa adoração! Devemos adorá-lo não somente por ser um mandamento, mas porque não existe nada melhor do que honrar e glorificar a esse Deus. Nós fomos criados para glorificar a Deus (Isaías 43.7; Efésios 1.12). Devemos em todo o tempo, em todas as circunstâncias, prostrar-nos ao poderoso Deus, Criador de todas as coisas e nosso Salvador.

Adorar é, além de reconhecer a Santidade de Deus, também confessar nossos pecados e nos arrepender. Quando reconhecemos o quanto Deus é grande e poderoso vemos o quanto somos pequenos e pecadores diante Dele. Adorar é se purificar e receber de Deus o perdão, é estar atento a voz de Deus e pronto para servi-lo.

Ministro de Música Renan Guedes Hart

Leia outras pastorais

Exemplos a Seguir

Postado em 25/02/2024, Pastor Washington Luiz da Silva

Agir com Fidelidade

Postado em 18/02/2024, Pastor Washington Luiz da Silva

É possível hoje ser fiel a Deus?

Postado em 11/02/2024, Pastor Washington Luiz da Silva

Está próximo!

Postado em 31/12/2023, Pastor Washington Luiz da Silva

A esperança por aquilo que é eterno

Postado em 24/12/2023, Pastor Washington Luiz da Silva