Guarde o seu coração

Postado em 24/11/2019, Pastor Washington Luiz da Silva
É relativamente fácil confessar e abandonar as obras do pecado, de pecados de omissão e não intencionais. Mas os pecados dos nossos pensamentos são os que dão cor à alma e danificam a personalidade, porque agem diretamente contra a consciência e a vontade.

Tratá-los de maneira honesta e completa é um dos aspectos mais difíceis da mortificação do nosso pecado. Se alguma vez quisermos ver um real progresso na santificação, devemos atacar e destruir os nossos hábitos pecaminosos com veemência. Se permitirmos que nossos pensamentos sejam influenciados pelos valores do mundo, com certeza nossa consciência será entorpecida.

Se ouvirmos e considerarmos as reivindicações das teologias ruins ou do credo da autoestima da psicologia moderna certamente enfraquecemos a consciência. Não apenas os pensamentos sobre lascívia, inveja e outros pecados tradicionais, mas também aqueles pensamentos sobre uma enorme quantidade de valores falsos e ídolos de um mundo incrédulo podem ser obstáculos devastadores para uma mente pura.

O Antigo Testamento, prudentemente, registra: “Sobre tudo o que se deve guarda, guarda o teu coração, porque dele procede as fontes da vida” (Pv 4.23). Deus conhece o nosso coração (At 15.8). “Se o nosso coração nos acusar, certamente, Deus é maior do que o nosso coração e conhece todas as coisas” (1 JO 3.20).

Davi escreveu; “Sabes quando me assento e quando me levanto; de longe penetras os meus pensamentos. Esquadrinhas o meu andar e o meu deitar e conheces todos os meus caminhos. Ainda a palavra me não chegou à língua, e tu, Senhor já a conheces todas” (Sl 139.2-4).

Então, por que nos sentiríamos livres para tolerar pecados sérios na nossa imaginação, pecados que nunca cometeríamos em frente dos outros, quando sabemos que Deus é o público dos nossos pensamentos? “Porventura, não o teria atinado Deus, ele, que conhece os segredos dos corações?” (Sl 44.21).

Texto Extraído: Sociedade sem Pecado

Pastor Washington Luiz da Silva

Leia outras pastorais

Consagração Total

Postado em 07/04/2024, Pastor Washington Luiz da Silva

Mensagens da fidelidade para nossas vidas

Postado em 31/03/2024, Pastor Washington Luiz da Silva

Exemplos a Seguir

Postado em 25/02/2024, Pastor Washington Luiz da Silva

Agir com Fidelidade

Postado em 18/02/2024, Pastor Washington Luiz da Silva

É possível hoje ser fiel a Deus?

Postado em 11/02/2024, Pastor Washington Luiz da Silva