A Liberdade da Nova Vida

Postado em 19/01/2020, Pastor Washington Luiz da Silva
O treinamento físico dos atletas de corrida e de futebol exige correr ou forçar a corrida monitorada por um equipamento ligado ao técnico ou a um colega, preso nas costas do atleta. O objetivo é desenvolver a força física e de arranque para o momento que forem correr de fato. É algo curioso de ser visto. O atleta se esforça, mas por estar preso pelo equipamento não consegue avançar à medida de seu empenho.

Você já vivenciou uma experiência assim ou semelhante? Na nova vida, algo semelhante pode acontecer. Você se esforça para avançar, mas por estar preso a coisas passadas, não consegue seguir em frente. As coisas que se encontram atrás, no passado, na época em que vivia afastado de Deus, precisam ser abandonadas.

É assim que acontece: “... se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo” (I Co 5.17). Quem está unido com Cristo é uma nova pessoa; acabou o que era velho e já chegou o que é novo. Isso, entretanto, não é algo que acontece automática e instantaneamente. Após a conversão a Cristo, inicia-se um processo de transformação.

Na nova vida exige-se que aquilo que não está de acordo com a vontade de Deus deve ser tratado e mudado radicalmente. Assim, aquele que se converte a Cristo precisa olhar o seu passado e ter vontade espiritual de fazer as correções necessárias.

Zaqueu, chefe dos cobradores de impostos da cidade de Jericó, é um exemplo disto. Lucas 19.1-10 registra esse fato. Ao receber Jesus em sua casa, ele se levantou e disse: “Eis aqui, Senhor, dou aos pobres metade dos meus bens; e se em alguma coisa tenho defraudado alguém, eu lho restituo quadruplicado” (v. 8). Zaqueu era um homem desonesto, mas quando se encontrou com Jesus, ele tomou a decisão de concluir o seu passado, restituindo às pessoas a quem ele havia prejudicado.

E você? Quais são as áreas do seu passado que você precisa concluir? À semelhança de Zaqueu, se você quiser avançar em liberdade na nova vida, precisa concluir o seu passado. Confessá-lo por completo e fazer o que é correto ser feito.

De seu pastor e amigo,

Pastor Washington Luiz da Silva

Leia outras pastorais

Consagração Total

Postado em 07/04/2024, Pastor Washington Luiz da Silva

Mensagens da fidelidade para nossas vidas

Postado em 31/03/2024, Pastor Washington Luiz da Silva

Exemplos a Seguir

Postado em 25/02/2024, Pastor Washington Luiz da Silva

Agir com Fidelidade

Postado em 18/02/2024, Pastor Washington Luiz da Silva

É possível hoje ser fiel a Deus?

Postado em 11/02/2024, Pastor Washington Luiz da Silva