A Graça de Deus

Postado em 02/06/2019, Pastor Washington Luiz da Silva

A Bíblia fala da graça de Deus com peculiaridades distintas, ao afirmar: “Sendo justificados gratuitamente, por sua graça, mediante a redenção que há em Cristo Jesus”. A clareza dessa escrita bíblica deixa evidente o modo, a origem e o meio da justificação oferecida ao pecador: gratuitamente, por sua graça.

As religiões em que Cristo não é o centro têm um denominador comum entre elas, que se repousa no pensamento de que, pelo esforço pessoal, pelas obras realizadas ou por méritos pode se obter a salvação. Mas não é assim que a Bíblia ensina. Ninguém recebe a salvação pela obrigação de se fazer alguma coisa ou por obras. Deus é quem justifica gratuitamente o pecador, quando crer no que Jesus fez na cruz.

Aos Romanos 4.4-5 temos duas declarações surpreendentes: “Ora, àquele que faz qualquer obra não lhe é imputado o galardão segundo a graça, mas segundo a dívida”. Essa declaração revela a tragédia humana, a sua fraqueza, a sua limitação em salvar-se a si mesmo. “Mas, àquele que não pratica, mas crê naquele que justifica o ímpio, a sua fé lhe é imputada como justiça”. Essa declaração evidencia o segredo da salvação. Nisso está a graça de Deus.

O pecado tem a força de igualar a todos em sua necessidade: carecem da providência de Deus. Porém, a graça divina iguala a todos na justificação: “Sendo justificados gratuitamente, por sua graça, mediante a redenção que há em Cristo Jesus”. É na justiça de Cristo que Deus declara o pecador justo. O que ocorreu na cruz foi: Deus lançou o pecado de toda a humanidade sobre Cristo Jesus.

O peso dos nossos pecados produziu a morte sacrificial de Jesus. Ele foi perfeito na sua obediência em assumir a culpa e morrer por nós; a fim de que fôssemos justificados. Tudo isso foi pela graça de Deus. Não merecíamos, mas Ele fez por nós e só recebemos a “justiça de Deus mediante a fé em Jesus Cristo” (Rm 2.22). Aos que creem lhes é concedida a justificação sem ter a necessidade das boas obras ou méritos, somente o exercício da fé em Jesus.

De seu pastor e amigo,

Pastor Washington Luiz da Silva

Leia outras pastorais

Exemplos a Seguir

Postado em 25/02/2024, Pastor Washington Luiz da Silva

Agir com Fidelidade

Postado em 18/02/2024, Pastor Washington Luiz da Silva

É possível hoje ser fiel a Deus?

Postado em 11/02/2024, Pastor Washington Luiz da Silva

Está próximo!

Postado em 31/12/2023, Pastor Washington Luiz da Silva

A esperança por aquilo que é eterno

Postado em 24/12/2023, Pastor Washington Luiz da Silva