Entre Deus e o homem...

Postado em 18/07/2021, Pastor Washington Luiz da Silva
“Porque os meus pensamentos não são os pensamentos de vocês, e os caminhos de vocês não são os meus caminhos”, diz o Senhor. (Isaias 55.8)

O modo como Deus trabalha para a salvação, toma as pessoas de forma plena e poderosa na sua insondável e profunda graça. Paulo disse: “Ó profundidade da riqueza, tanto da sabedoria como do conhecimento de Deus! Quão inexplicáveis são os seus juízos, e quão insondáveis são os seus caminhos!” (Rm 11.33). Somos alvos de uma operação sobrenatural, que tem origem no trono de Deus. O Senhor pensa muito acima de nós, a nossa humanidade, o nosso mérito, a nossa finitude, não são suficientes para pensar como Deus. Por isso, Deus é inexplicável e insondável.

A salvação jamais seria sonhada, planejada e realizada pelo homem, porque essa movimentação não pode ser humana. O Senhor mesmo disse: “não são os pensamentos de vocês”, porque o plano é de Deus. No caminho do homem está a perversidade do coração, o erro, a incredulidade, os desvios da submissão ao Senhor da vida. Por isso, o poder divino se manifestou para endireitar o coração humano. Mesmo assim, para muitos, a intervenção da graça de Deus na vida humana pode parecer impossível. A afirmação: “Porque os meus pensamentos não são os pensamentos de vocês” ratifica a ação divina sobre a vida humana.

O profeta Isaias transmitiu o recado de Deus para uma sociedade que lhe pareceu ser impossível e até mesmo irracional crer na dispensação da graça divina. Era incompreensível para aquelas mentes que a salvação é abrangente e universal. A palavra divina contesta essa posição humana e diz que os caminhos de Deus são diferentes dos caminhos do homem. A visão de Deus é universal e ninguém fica de fora: ou para a salvação ou para a perdição. O que diz o Senhor no (v.8) expõe o Seu propósito e quebra a resistência dos corações, para crer e receber a Palavra de Deus.

Isaias diz: “Porque, assim como os céus são mais altos do que a terra, assim os meus caminhos são mais altos do que os seus caminhos, e os meus pensamentos são mais altos do que os pensamentos de vocês”(v.9). Tudo que vem de Deus está muito acima dos desígnios e das operações humanas. É o contraste entre o divino e o terreno.

De seu pastor e amigo

Pastor Washington Luiz da Silva

Leia outras pastorais

Consagração Total

Postado em 07/04/2024, Pastor Washington Luiz da Silva

Mensagens da fidelidade para nossas vidas

Postado em 31/03/2024, Pastor Washington Luiz da Silva

Exemplos a Seguir

Postado em 25/02/2024, Pastor Washington Luiz da Silva

Agir com Fidelidade

Postado em 18/02/2024, Pastor Washington Luiz da Silva

É possível hoje ser fiel a Deus?

Postado em 11/02/2024, Pastor Washington Luiz da Silva