Agir com Fidelidade

Postado em 18/02/2024, Pastor Washington Luiz da Silva

Não deixe que a [...] a fidelidade abandone você. Amarre-a ao pescoço; escreva-a na tábua do seu coração.” (Provérbios 3.30)


Fidelidade é firmeza, estabilidade. É impossível ter vida cristã bem- sucedida sem ter vida fiel, como o Senhor é fiel: “saibam que o Senhor, seu Deus [...] é o Deus fiel, que guarda a aliança e a misericórdia [...] aos que o amam e cumprem os seus mandamentos” (Dt 7.9). O risco de o cristão sair da presença de Deus é real. Ele é suscetível a voltar às práticas da vida anterior, e muitos cedem às oposições para evitar perseguições e injúrias. A Bíblia o encoraja dizendo: “Guardemos firme a confissão da esperança, sem vacilar, pois, quem fez a promessa é fiel” (Hb 10.23). Guardar é agarrar-se com firmeza, para perseverar e não vacilar na confissão da esperança recebida.


O cristão pode oferecer resistência na tentação: “Não sobreveio a vocês nenhuma tentação que não fosse humana; mas Deus é fiel e não permitirá que vocês sejam tentados além do que podem suportar; pelo contrário, juntamente com a tentação proverá livramento...” (I Co 10.13). Deus é fiel e dá força diante do mal: “Ele os fortalecerá e os guardará do Maligno” (II Ts 3.3). Ele dá firmeza na agitação do sofrimento e guarda-o até a segunda vinda de Jesus: “E que o espírito, a alma e o corpo de vocês sejam conservados íntegros e irrepreensíveis na vinda de nosso Senhor...” (I Ts 5.23). Deus é sempre fiel, mesmo quando somos infiéis: “se somos infiéis, ele permanece fiel, pois de maneira nenhuma pode negar a si mesmo” (II Tm 2.13).


O exemplo de Jesus é a garantia de que vale a pena o cristão ser fiel. Cristo não é apenas fiel, Ele é O fiel: “...Estas coisas diz a testemunha fiel e verdadeira...” (Apo 3.14); “Vi o céu aberto, e eis um cavalo branco. O seu cavaleiro se chama Fiel e Verdadeiro...” (Apo 19.11). Jesus é o modelo de fidelidade: “era necessário que, em todas as coisas, ele se tornasse semelhante aos irmãos, para ser misericordioso e fiel sumo sacerdote...” (Hb 2.17). “Cristo, como Filho, é fiel em sua casa. Esta casa somos nós, se guardarmos firme a ousadia e a exultação da esperança” (Hb 3.6). Somos resididos por esse modelo sobrenatural de fidelidade, portanto, devemos e podemos ser fiéis auxiliados pela ação do Espírito Santo em nossa vida cristã.


De seu pastor e amigo,

Pastor Washington Luiz da Silva

Leia outras pastorais

Consagração Total

Postado em 07/04/2024, Pastor Washington Luiz da Silva

Mensagens da fidelidade para nossas vidas

Postado em 31/03/2024, Pastor Washington Luiz da Silva

Exemplos a Seguir

Postado em 25/02/2024, Pastor Washington Luiz da Silva

É possível hoje ser fiel a Deus?

Postado em 11/02/2024, Pastor Washington Luiz da Silva

Está próximo!

Postado em 31/12/2023, Pastor Washington Luiz da Silva