Mensagens da fidelidade para nossas vidas

Postado em 31/03/2024, Pastor Washington Luiz da Silva
“Escolhi o caminho da fidelidade; propus-me seguir os teus juízos.” (Salmo 119.30)

O salmista declara sua decisão pessoal e incondicional em andar pelo caminho da fidelidade. Percebe-se que fidelidade é algo bem pessoal. Quem decide pela fidelidade, o faz motivado pelo caráter imutável de Deus e pela Sua pronta disposição que permanece para sempre. “Se formos infiéis, ele permanece fiel; não pode negar-se a si mesmo” (II Tm 2.13). A fidelidade de Deus é o fundamento sólido e inabalável da realidade. Por isso, a aliança divina é inviolável, a sua Palavra é firme e insuperável; suas promessas são confiáveis. O perdão está enraizado na fidelidade divina (I Jo 1.9), assim como vencer as mais duras provações.

Deus é imutável: “Toda boa dádiva e todo dom perfeito vêm lá do alto, descendo do Pai das luzes, em quem não pode existir variação ou sombra de mudança” (Tg 1.17); essa constância de Deus é a antítese de tudo que é instável, mutável, imprevisível, variável. Por Deus, a nossa fidelidade não deve se ancorar no ambiente; mesmo que seja um lugar de perigo do ponto de vista espiritual, o cristão deve ser fiel e firme diante das tribulações. Outra lição é que a fidelidade é recurso contra os desafios da conformação. “E não vos conformeis a este mundo, mas transformai-vos pela renovação do vosso entendimento” (Rm 12.2). A nossa fidelidade é a Deus acima de tudo. Portanto, os valores assumidos precisam ser peneirados na vontade de Deus.

Não estamos desamparados, vivendo a própria sorte: “...de maneira alguma deixarei você, nunca jamais o abandonarei” (Hb 13.5); Deus presente nos habilita com recursos para sermos fiéis, e em Jesus temos exemplos disso: “e da parte de Jesus Cristo, a Fiel Testemunha [...] Àquele que nos ama e, pelo seu sangue, nos libertou dos nossos pecados...” (Ap 1.5); d’Ele recebemos o Espírito Santo que em nós habita e nos guia em toda a verdade: “Mas, quando vier aquele Espírito de verdade, ele vos guiará em toda a verdade...” (Jo 1613), e não nos deixará falar com “palavras que a sabedoria humana ensina, mas com as que o Espírito Santo ensina...” (I Co 2.13).

De seu pastor e amigo

Pastor Washington Luiz da Silva

Leia outras pastorais

Advertências do Senhor

Postado em 28/04/2024, Pastor Washington Luiz da Silva

Consagração Total

Postado em 07/04/2024, Pastor Washington Luiz da Silva

Exemplos a Seguir

Postado em 25/02/2024, Pastor Washington Luiz da Silva

Agir com Fidelidade

Postado em 18/02/2024, Pastor Washington Luiz da Silva

É possível hoje ser fiel a Deus?

Postado em 11/02/2024, Pastor Washington Luiz da Silva