A missão do cristão

Postado em 08/09/2024, Pastor Washington Luiz da Silva
“Este Cristo nós anunciamos, advertido a todos e ensinado a cada um em toda sabedoria, a fim de que apresentemos cada pessoa perfeita em Cristo. É para esse fim que eu me empenho, esforçando-me o mais possível, segundo o poder de Cristo que opera poderosamente em mim.” (Colossenses 1.28,29)

O plano da salvação para a vida humana precisa ser compartilhado para que seja crido e recebido. Esse compartilhamento é a grande comissão dada por Deus para cada cristão: “Este Cristo nós anunciamos [...]” seguido do objetivo “a fim de que apresentemos cada pessoa perfeita em Cristo”. O Evangelho proclamado é a plataforma eficaz para alcançar pessoas que carecem da salvação, e instruir os cristãos “a guardar este mandato imaculado, irrepreensível, até a manifestação de nosso Senhor Jesus Cristo” (I Tm 6.14). Davi orou para que o seu coração fosse irrepreensível nos decretos, para que não fosse envergonhado (Sl 119.80).

O cristão é chamado para evangelizar. Esse mandato torna-o servo do Evangelho, não senhor dele. Não é uma opção evangelizar, é uma ordem: “Vão por todo o mundo e preguem o evangelho a toda criatura” (Mc 16.15), disse Jesus. Não devemos pregá-lo porque o Evangelho é solução para todos os problemas de sofrimento, de injustiça. Mas porque o Evangelho resolve o mais profundo dos problemas humanos, o problema do relacionamento do ser humano com Deus. Quando não esclarecemos que a solução dos problemas depende da solução do problema do relacionamento com Deus, deturpamos a mensagem e seremos falsas testemunhas.

Para servir e honrar a Deus, Paulo disse: “É para esse fim que eu me empenho, esforçando-me o mais possível”. O seu amor por vidas o levou a sentir agonia. Ficou nítida a disposição de fazer do amor a Deus e do amor às pessoas que importava apresentá-las perfeitas, sua maior prioridade. O resultado da missão do cristão desprovido de amor é grave: “serei como o bronze que soa ou como o címbalo que retine... nada serei... isso de nada me adiantará” (I Co 13.1-3). A missão é amar as pessoas para ajudá-las a enxergar sua necessidade de amar e obedecer a Deus. É também levá-las ao Salvador e deixar que as liberte do pecado e as transforme em discípulos de Jesus.

De seu pastor e amigo

Pastor Washington Luiz da Silva

Leia outras pastorais

Interesse pelos salvos

Postado em 15/09/2024, Pastor Washington Luiz da Silva

Instrumentos Escolhidos

Postado em 11/08/2024, Pastor Washington Luiz da Silva

Dando testemunho da Palavra

Postado em 04/08/2024, Pastor Washington Luiz da Silva

Permaneçam na fé

Postado em 28/07/2024, Pastor Washington Luiz da Silva

A excelência da pessoa de Cristo

Postado em 30/06/2024, Pastor Washington Luiz da Silva