Aquietai-vos

Postado em 27/06/2021, Pastor Washington Luiz da Silva
“Aquietai-vos, e sabei que eu sou Deus; sou exaltado entre as nações, sou exaltado na terra” ” (Salmos 46.10).

Na semana anterior a esta data, começamos o dia com notícias sobre a morte de pessoas conhecidas e queridas. Além disso, notícias de outras que enfrentavam problemas gravíssimos e com risco de morte. O abalo que as pessoas envolvidas sofrem é forte. Percebendo a expressão do texto: “Aquietai-vos, e sabei que eu sou Deus”; fica nítido que as ocorrências que nos alcançam, que mexem com o nosso emocional, que mudam o curso da nossa história, estão sob o controle de Deus. Para aqueles que sabem disso, o Senhor diz: “Aquietai-vos”.

Aquietar-se é deixar com Deus as turbulências, Ele vai cuidar de tudo para você. Saber é crer que “nem com os olhos se viu Deus além de ti, que trabalha para aquele que nele espera” (Is 64.4). O mundo ao redor não está em paz e não desfruta de serenidade. Na leitura dos Salmos 46, você observou que antes de citar o (v. 10): “Aquietai-vos, e sabei que eu sou Deus; sou exaltado entre as nações, sou exaltado na terra”, o salmista relata angústia, terremoto, inundações, tufões, vendavais, abalos sísmicos intensos, conflitos e guerras, abalos nas estruturas das nações. Será isso a pandemia?

É assustadora essa lista de acontecimentos que estão fora do nosso controle. Mas, a nossa paz e segurança é prevista quando lemos: “O Senhor dos Exércitos está conosco; o Deus de Jacó é o nosso refúgio” (v.7). Essa afirmação trás mudanças significativas e de segurança para o cristão. É no cerco do medo, na fuga do mal, no isolamento, na doença, que uma mudança ocorre em nossa perspectiva: “O Senhor dos Exércitos está conosco”. O Senhor Todo-Poderoso, se fez a nossa fortaleza, o nosso abrigo, os braços estendidos para a proteção.

Sendo Deus quem tem o controle sobre as desolações, sendo Ele quem faz cessar as guerras, então, por que não descansar em silêncio, sabendo que Deus é soberano sobre todas as coisas, que Ele é a nossa fortaleza de proteção, o socorro bem presente na angústia? Deus continua trabalhando por isso: “Vinde, contemplai as obras do Senhor, as desolações que têm feito na terra” (v. 8).

De seu pastor e amigo,

Pastor Washington Luiz da Silva

Leia outras pastorais

Consagração Total

Postado em 07/04/2024, Pastor Washington Luiz da Silva

Mensagens da fidelidade para nossas vidas

Postado em 31/03/2024, Pastor Washington Luiz da Silva

Exemplos a Seguir

Postado em 25/02/2024, Pastor Washington Luiz da Silva

Agir com Fidelidade

Postado em 18/02/2024, Pastor Washington Luiz da Silva

É possível hoje ser fiel a Deus?

Postado em 11/02/2024, Pastor Washington Luiz da Silva