A responsabilidade do cristão

Postado em 26/05/2024, Pastor Washington Luiz da Silva

Este Cristo nós anunciamos, advertindo a todos e ensinando a cada um em toda a sabedoria, a fim de que apresentemos cada pessoa perfeita em Cristo.”( Colossenses 1.28)


A teologia “do todo” inclui, sem distinção, todas as pessoas ao alcance do Evangelho. A qualidade universal de sua mensagem não permite grupos seletos para recebê-la, pois o Evangelho “é o poder de Deus para a salvação de todo aquele que crê” (Rm 1.16). Anunciá-lo é algo solene, a ser feito com franqueza e ousadia, em contraste com ensinos controversos e subliminares de nossa época. Anunciar Cristo é a coisa principal a ser feita e essa ação traz no conteúdo programado advertência contra o erro doutrinário e moral. O Evangelho é completo em seu conteúdo, ele admoesta, adverte, instrui o caminho a seguir, e também disciplina.


O Evangelho é exclusivamente direcionado ao ser humano. Não existe nenhum outro ser como imagem de Deus, ao qual o Senhor queira resgatar, instruir e preparar para ser apresentado diante de Deus. O cristão é advertido a que tenha total cuidado: “ Espírito afirma que, nos últimos tempos, alguns apostatarão da fé, por obedecerem a espíritos enganadores e a ensinos de demônios” (I Tm 4.1). O cristão é advertido a rejeitar doutrinas heréticas que desonram a pessoa de Cristo. Ao oposto disso, que tenha correta compreensão sobre o poder do Evangelho, arrependendo-se e crendo em Cristo por ser este o único Salvador e Senhor.


Como cristãos, somos responsáveis por anunciar Cristo, advertir a todos a ter uma vida cristã digna e autêntica, ensinar a todos o conhecimento da Palavra de Deus que transforma vidas, e oferecer o discipulado para apresentá-los “ e perfeitamente habilitados para toda boa obra” (II Tm 3.17). Ser perfeito não é meramente ter maturidade espiritual. O alvo do cristão é essa perfeição absoluta, que consiste em possuir a plenitude de Cristo. Ter a plenitude de Deus. Ser santo como Deus é santo. O cristão tem a responsabilidade de ser como Cristo: “Portanto, sejam perfeitos como é perfeito o Pai de vocês, que está no céu” (Mt 5.48).


De seu pastor e amigo,

Pastor Washington Luiz da Silva

Leia outras pastorais

Interesse pelos salvos

Postado em 15/09/2024, Pastor Washington Luiz da Silva

A missão do cristão

Postado em 08/09/2024, Pastor Washington Luiz da Silva

Instrumentos Escolhidos

Postado em 11/08/2024, Pastor Washington Luiz da Silva

Dando testemunho da Palavra

Postado em 04/08/2024, Pastor Washington Luiz da Silva

Permaneçam na fé

Postado em 28/07/2024, Pastor Washington Luiz da Silva