Quando Cristo é tudo em todos

Postado em 09/06/2024, Pastor Washington Luiz da Silva

Aqui não pode haver mais grego e judeu, circuncisão e incircuncisão, bárbaro, cita, escravo, livre, mas Cristo é tudo e está em todos. Portanto, como eleitos de Deus, santos e amados, revistam-se de profunda compaixão, de bondade, de humildade, de mansidão, de paciência. Suportem-se uns aos outros e perdoem- se mutuamente, caso alguém tenha motivo de queixa contra outra pessoa. Como o Senhor perdoou vocês, perdoem também uns aos outros.”( Colossenses 3.11-13)


Os judeus se sentiam privilegiados por serem descendentes físicos de Abraão. Era um sentimento separatista inapropriado. Cristo colocou um fim nisso, e nós, os cristãos, não podemos ver nessa prática algo apreciável para a igreja: “ não pode haver mais grego e judeu, circuncisão e incircuncisão, bárbaro, cita, escravo, livre, mas Cristo é tudo e está em todos” (v.11). O amor de Cristo foi e é suficiente para acolher os povos na grande comunidade de remidos. Em Cristo não há privilégios de classes sociais, Ele ocupa a esfera inteira da vida humana. Portanto, quando Cristo é tudo em todos, as divisões desaparecem.


Quando Cristo é tudo em todos, as qualidades apreciadas aparecem: “como eleitos de Deus, santos e amados, revistam-se de profunda compaixão, de bondade, de humildade, de mansidão, de paciência” (v.12). Paulo diz que os cristãos são escolhidos, santos e amados. Santos, porque a santidade de Deus foi implantada em nós e a possuímos realmente. Amados, porque fomos alcançados pelo amor incomparável de Deus. Por esse motivo, recebemos um novo mandamento: “revistam-se”. A velha natureza morreu em Cristo, e o novo homem vive em Cristo, em “profunda compaixão, bondade, humildade, mansidão e paciência”. É plano de Deus que os cristãos se tornem mais parecidos com Jesus Cristo.


Quando Cristo é tudo em todos a compreensão e o perdão têm êxito: “ uns aos outros e perdoem-se mutuamente, caso alguém tenha motivo de queixa contra outra pessoa. Como o Senhor perdoou vocês, perdoem também uns aos outros” (v.13). É um mandamento recíproco de prevenção contra disputas e contendas na igreja. Na comunidade cristã é possível que as pessoas suportem uns aos outros e perdoem mutuamente, Jesus é o exemplo que tem autoridade para nos perdoar. Isso é incorporarem nossa vida ressurreta o exemplo perfeito de Cristo na santidade, retidão, pureza, humildade, obediência para que, Cristo em nós, façamos a diferença.


De seu pastor e amigo,

Pastor Washington Luiz da Silva

Leia outras pastorais

Interesse pelos salvos

Postado em 15/09/2024, Pastor Washington Luiz da Silva

A missão do cristão

Postado em 08/09/2024, Pastor Washington Luiz da Silva

Instrumentos Escolhidos

Postado em 11/08/2024, Pastor Washington Luiz da Silva

Dando testemunho da Palavra

Postado em 04/08/2024, Pastor Washington Luiz da Silva

Permaneçam na fé

Postado em 28/07/2024, Pastor Washington Luiz da Silva